sábado, 17 de fevereiro de 2007

S de Saída


Saída; Diz-se da fêmea que anda com o cio Ex.: É preciso arrecadar a cadela enquanto anda saída senão os cães não nos largam a porta.
Salamanca; O mesmo que salamandra (réptil)
Salgadela; Castigo infligido a um rapaz, por um grupo de outros rapazes, que consistia em imobiliza-lo, desapertar-lhe a braguilha, e encher-lhe as calças com terra, folhado, pasto ou outro lixo e por vezes também sal da salgadeira.
Salta-roscas; Osga
Salvação; Cumprimento; saudação. O não dar a salvação a uma pessoa quando se passava por ela, ou a não resposta, era um acto extremamente ofensivo e desconsiderante.
A salvação era dada de muitas formas: Bons dias, boas tardes, esteja com Deus, vá com Deus, Deus nos dê boas noites, Deus nos dê santas noites e mais.
Samarra; 1] Casaco ou sobretudo de Inverno, com gola de pele de raposa ou borrego 2] A Pele dos animais, casca de alguns legumes ou frutos a pele dos enchidos a casca do queijo
Sanfona; Nádegas Ex.: Estás aí sentado? Vê lá se levantas essa sanfona e vais trabalhar.
Santo Antoninho; O mesmo que Joaninha – Veja-se este ditado: "Santo Antoninho aboa, aboa, leva-me esta carta até Lisboa"
Sapo escoreiro; Pesoa sem agilidade, geralmente gorda
Sarançum; Pirilampo, vaga-lume
Sarangonha; O mesmo que cegonha
Sarapintado; Pintalgado, salpicado
Sarilho; Engenho para elevar pesos
Sarnar; Defumar-se com o fumo das fogueiras de rosmaninho que se faziam nos Santos Populares para, segundo se dizia, tinha propriedades acéticas, eliminar a sarna do corpo.
Sarnosa; Pessoa desagradável
Saroulas; O mesmo que ceroulas
Sarra; Serra de carpinteiro
Sarrabeco ou serrabeco; 1] Lingrinhas, subordinado Ex.: Ele lá não manda nada, é um sarrabeco qualquer. 2] Coisa insignificante, sem préstimo, farrapo Ex.: Arranjou ali um sarrabeco de um fato, tem um tecido que não presta para nada.
Sarrabulho; Confusão, algazarra
Sarrão; 1] Saco para levar a merenda, mas que pode ser utilizado para coisas, principalmente comestíveis. Ex.: Com sarrão desses tens comida para toda a semana 2] Papo das galinhas Ex.: O ditado: "Grão a grão enche a galinha o sarrão"; 3] Bandulho Ex.: Já encheste o sarrão agora podes ir dormir a sesta.
Sarrar; 1] O mesmo que serrar com serra ou serrote 2] o mesmo que encerrar. Fechar uma porta ou uma gaveta, E.: Sarra aí a porta que vem de lá frio ou também Sarrou a arca à chave.
Sarro; Sujidade
Sarroada; Conteúdo do "sarrão", grande quantidade de comida
Senagoga; Grupo de pessoas muito barulhentas, algazarra
Sêsso; Sexo dos animais; o mesmo que "escrito"
Sispar (sesper); Fechar, tornar hermético Ex.: No Inverno com tudo sispado não me entra frio em casa.
Sobejo; Invejoso, egoísta, avarento
Soberbo; O mesmo que "sobejo"
Sofro; 1] Empertigado, vaidoso, convencido Ex.: Ficou todo sofro por ter ganho o primeiro prémio, 2] Indignado, zangado Ex.: Ficou toda sofra por ter perdido a vez.
Soleira; Parte de baixo do pão que fica em contacto com o forno.
Soltura; Diarreia
Sorte; Parcela de terreno para plantio, afastado da povoação.
Sortido;
Sovina; Agarrado, avarento.
Surra o sidonho; Resposta a "tama-damonho"
Surrar; 1] Canto do Burro 2] Figurativo: dizer atoardas

Nenhum comentário:

Zilek : Immobilier Aurillac
Immobilier
Aurillac