sábado, 17 de fevereiro de 2007

V de Vaca-Galhana

Vaca-galhana; Brincadeira de Carnaval que consistia em um grupo de rapazes preparar umas "varilhas" amarrando de um lado uns cornos de vaca ou carneiro e no outro um bocado de corda com um bocado de saca de serapilheira na ponta de forma a aparentar uma vaca. O rapaz que a levava a vaca punha um resguardo de saca que lhe cobria a cabeça e as costas, punha a vaca aos ombros e corria pelas ruas atrás das pessoas. O objectivo era atingir as pessoas com o rabo da vaca que era previamente encharcado em água enlameada que havia na rua, devido à chuva. Quando não chovia, um dos rapazes do grupo, que se revezavam no manejar da vaca-galhana, trazia um caldeiro com água suja de cinza ou farinha.
Vaca-loura; Insecto rastejante, caracterizado por ser preto com anéis vermelhos, com 3 a 5 cm de comprimento, que se encontra nas hortas no verão.
Vairum; Vadiu
Vandas ou vandes; Forma do verbo ir - Ex.: Onde vão - Onde vandas (ver "ige")
Vareta; Jogo de desafio que consistia em um rapaz correr atrás de outro com uma verdasca ou uma "correia" com o objectivo de o atingir, pondo assim à prova a sua capacidade de corrida. No final da corrida invertiam-se os papéis. O que corresse menos era o que era mais castigado.
Vargalhudo; Valente, corajoso
Vargonta; Ramo novo, rebento crescido
Varilhas; 1] Armação feita com duas tábuas compridas e duas travessas que se punha sobre a masseira do pão e onde deslizavam as peneiras para peneirar a farinha. No Carnaval serviam para fazer a "Vaca-galhana". 2] Pernas altas e finas, "varetas"
Vazeira; O mesmo que diarreia aplicando-se aos animais e por vezes às pessoas em tom depreciativo
Velga; Pequena vala que faz na terra semeada e que serve de dreno para evitar o alagamento da sementeira ou que a água leve a semente dos regos.
Venégre; O mesmo que vinagre
Ventas; CaraVesitas (vegitas); Cumprimentos Ex.: Se vires lá o meu amigo António dá-lhe lá "vegitas" minhas.Vienda; 1] Comida aguada para os porcos à base de farelo e produtos hortícolas, que pode ser cozida ou crua 2] (Fig.) Comida sem qualidade, mixórdia
verdeceiro; vergasta
Vivo (O); gado, animais de criação Ex.: Só agora é que fui reconduzir o vivo.

Nenhum comentário:

Zilek : Immobilier Aurillac
Immobilier
Aurillac