sábado, 17 de fevereiro de 2007

C de Cabaça


Cabaça; Recusa por parte da rapariga em dançar com um rapaz.
Cabaço; Virgindade
Cabeça-gacha; (cabeça-gatcha); Pessoa tristonha, deprimida que anda sempre cabisbaixo
Cabo; Fim, fundo
Cabrum; Cheiro ou sabor característicos da carne de cabra ou bode
Cabrunco; O mesmo que carbúnculo
Cacada; Brincadeira de Carnaval que consistia em ir um grupo de rapazes, pelo resguardo da noite, (nessa altura não havia iluminação pública) partir em cacos uma vasilha velha de barro, com cinza lá dentro, à porta de uma rapariga, no momento em lá estivesse o noivo. Um abria a porta devagar e outro, ou mais, deitavam com força a peça de barro sobre o lajedo da entrada de forme a fazer o maior estrondo possível, e fugiam, evitando ser reconhecidos. De notar as "cacadas" eram, por assim dizer, uma forma de represália utilizada contra alguém que estivesse naquela casa, naquele momento, e que tivesse feito algo considerado reprovável. Se não fosse ocaso, em que fosse apenas para "zurrar" o noivo, os rapazes faziam uma colecta de moedas que misturavam com a cinza e que servia de atenuante para o noivo poder comprar uma onça de tabaco.
Cacarolas; Ranho seco no nariz
Cachação (catchação); Pancada no pescoço
Cachaço (catchaço); Pescoço volumoso
Cachafritada (catchafreteda); Grande quantidade de fritos (passarinhos, peixinhos do rio, etc.)
Cacharrada (catcharrada); Amontoado de loiça, monte de cacos
Cacharro (catcharro); Pequena vasilha de barro com asa.
Cacheira (catchêra); 1] Cabeça, cabeçudo, 2] pessoa teimosa
Cacheirada (catchêreda); 1] Cabeçada, pancada na cabeça
Cacheirudo (catcheirudo); 1] Pessoa com uma cabeça grande, 2] Pessoa inteligente.
Cacho (catcho); Bocado de qualquer coisa – Diz-se por exemplo: Um catcho de pão – Lavrou um bom catcho de terreno – Esperou um bom catcho
Cachopa ou Cachopo (catchopa/o); Palavra utilizada pelas mulheres, mesmo as menos jovens, para enfatizar uma conversa ou manifestar supresa. Ex.: Óh catchopa/o, aquilo é que foi fartar.
Caço; Tacho pequeno com pega comprida e que servia essencialmente para aquecer água em cima das trempes.
Caçola; Tacho, panela sem pernas de ir às trempes
Cadeias; Corrente na chaminé para pendurar o caldeiro da "vienda" do porco.
Caga; Sorte; Ex.: O Zé teve cá uma caga, saíram-lhe os melhores prémios que havia na quermesse.
Caga nagalhos; Homem fraco, que não consegue fazer nenhum trabalho de jeito.
Cagaço; Susto
Cagadouro; Local onde as pessoas iam defecar. Para quem não tinha quintal ou palheiro a beira de casa tinha que fazer na rua. Havia dois sítios que serviam de cagadouro público e que eram: A "rua do cagadouro", na malhadinha, onde só havia palheiros, (hoje Rua Estreita) e a quelha da Zefa no cimo do povo, que eram locais mais ou menos resguardados, mas em que não eram raras as vezes em que se lá encontrava mais que uma pessoa.
Cagalheta; Insignificância, coisa pequena desvalorizada Ex.:Ia para trazer uns melões, mas só lá havia umas "cagalhetas" pequeninas não comprei nenhum.
Cagança; Vaidade; Ter cagança significa considerar-se mais que os outros. Ex.: O filho do Zé tem cá uma cagança, pensa que o muno anda à volta dele.
Caganeira; Vulgarismo de diarreia
Cagão; 1] Medroso 2] Que tem muita sorte
Caguinchas (caguintchas); Medroso
Caixa; Cabeça, (utiliza-se em tom ameaçador) Ex.: Vê lá se queres que te parta a caixa!
Calabaça; Cabaça; Lata que se atava ao rabo dos cães no Carnaval
Calabre; Corda grossa para atar as carradas de lenha ou molhos de cereal, quando esta ultrapassa os limites do tabuleiro do carro e da altura dos "fugueiros".
Caldeiro; Balde cilíndrico em chapa de zinco com o diâmetro da base maior que a altura ao qual se dão várias utilizações, desde tirar água do poço até para fazer a comida do porco.
Calhandrar; Fazer calhandrices
Calhandreira; Alcoviteira
Calhandrice; andar na calhandrice é o mesmo que calhandrar
Calhau; Pedra de arremesso
Calhoada; Pedrada com calhau
Calípio; O mesmo que eucalipto
Calorina; Calor excessivo
Cambar ou cambear; Andar torto ou inclinado Ex.: Tens que endireitar a carrada, olha que ela cambeia para direita.
Cambonito; Espécie de junco que depois de seco era ateado, formando uma pequena tocha que servia para alumiar a casa, em substituição da candeia.
Canada; Grande copo de vinho que se bebe de uma assentada.
Canalha; Criançada, miudagem
Cancelão; Portão grande e pesado geralmente em ferro.
Cancha (cantcha); 1] Perna grande, Ex.. O Zé Grande tem cá com cada "cantcha" 2] Passo largo - Uma chancha equivale a aproximadamente um metro e era assim que se mediam os terrenos Ex.: A frente do terreno, à beira do caminho, mede 45 "cantchas".
Canchada (cantchada); Passo largo para ultrapassar um obstáculo Ex.: Tive que dar uma "canchada" para passar por cima daquela charco de água.
Canchal (cantchal); Pedregulho, penedo
Canchana (cantchana); Pessoa com as pernas altas
Canchaneiras (cantchaneiras); As duas raparigas, espécie de damas de honor dos noivos no casamento, que ajudam na organização da festa. Geralmente eram escolhidas, sendo uma de família da noiva, outra da família do noivo. Por vezer também lhes chamavam "cacharreiras (catcharreiras)" em alusão aos "catcharros" que elas pediam emprestados aos convidados como loiça de serviço para ajudar a servir a boda.
Cancho (cantcho); Crosta, pele ou casca espessa da fruta que não é comestível (do melão ou melancia); calosidade na planta dos pés originada pelo facto de andar se descalço.
Canear; Cair numa armadilha; Morrer de morte fulminante. Ex.: 1] Armei as ratoeiras no palheiro e canearam lá quatro. 2] Ontem fui às perdizesp'ra serra e canearam quatro.
Canetas; Pernas finas
Cangalhas; 1] óculos 2] Ingagarelas
Canha; 1] Mão esquerda, canhota, esquerdina Ex.: A Isabel faz tudo com mão direita, mas a escrever é canha. 2] Esquerda, contrário, invertido Ex.: Jugou as vacas à canha não as conseguiu por a puxar ao carro.
Canhota; Esquerdina, mão esquerda
Cantareira; Prateleiras fixas para arrumação de pratos
Cantaria; Toda a pedra de granito, mesmo por aparelhar. Ex.: Fizeram a calçada com paralelos de cantaria.
Cântra; Cântaro em chapa com a capacidade de 18 litros
Canucho (canutcho); 1] Milolo da espiga do milho, 2] Penas das áves quando estão a romper, penugem grossa.
Caraiva; Grupo de pessoas que se junta fazendo alguma algazarra, grupo de companheiros de brincadeiras. Andar de caraiva significa andar na companhia de um grupo de pessoas.
Caraivada; O mesmo que "caraiva", mas que se aplica em tom deinterpelação quando um grupo se torna incomodativo. Ex.: Então que caraivada vem a ser esta!
Carambina ou Crambina; Geada que se forma nos ramos das árvores e fica suspensa.
Carameleira; Mulher muito bajuladora.
Caramelice; Mimo, bajulação, lisonja
Caramelo; Gelo que se forma nos charcos ou nos tanques das hortas por acção do frio.
Caramouço; Amontoado de coisas
Carantonha; Máscara, cara feia
Carapeteiro; Erva daninha da família do cardo com muitoespinhos
Carapeto; Espinho do carapeteiro, pico que se espeta na pele
Carchantada (cartchantada); O mesmo que "cachação"
Careio; Vergonha, educação, maneiras. Não ter careio é: ser mal educado, não ter vergonha, não ter emenda, faltar ao respeito aos mais velhos.
Carolo; Parte dura (amarela) da farinha de milho com se fazem papas.
Caroncha (carontcha); Cara rechonchuda
Carpela; Camada superficial do leite ou do mel formada por nata ou sujidade e que é retirada antes de ser consumido.
Carrapeta; Pequena tampa ou bujão
Carreiro; 1] Caminho estreito para carroças 2] Risco do penteado
Carujar; Chuviscar
Casadela; Acto de "casar", Quantia que se aposta nos jogos a dinheiro.
Casar; 1] Palavra utilizada junto das crianças para designar o acto sexual 2] Apostar nos jogos de cartas jogados a dinheiro.
Cascabuel; Amendoim
Casca de alhos; ninharia
Cascalhada; O mesmo que gargalhada
Cascarão; Casca do ovo
Cascos-de-rolha; Expressão que designa um local imaginário situado a grande distância; Ex.: À Sra do Almurtão, vem gente de cascos de rolha.
Castanha; Pancada na cabeça com os nós dos dedos
Castanhada; O mesmo que "castanha"
Catano; 1] Expressão que manifesta coragem ou encorajamento Ex.: Puxa com força, "catano"! 2] Interjeição usada como eufemismo, para indicar admiração ou contrariedade Ex.: Com "catano", atão não é que roubaram as galinhas todas à ti Maria.
Catarral; Gripe forte
Caterva; Chusma
Catrino; O mesmo que "catano" aplicado numa forma mais suave.
Cavaca ou cavaquinha; Jogo de sorte e azar, mas que exigia alguma destreza, que era jogado a dinheiro, e que consistia em fazer uma colocar uma tabuinha ou lasca no parapeito de uma janela.
Numa ponta punha-se uma pilha de moedas (uma ou duas por jogador) que era catapultada pelo "banqueiro" para fora da arraia que era feita previamente em redor do local de arremesso. Todas as moedas que caíam fora da arraia e que ficavam com a face caras à vista eram pertença do banqueiro e as restantes mais as que caiam dentro da arraia eram reposta de novo em jogo. O banqueiro era escolhido no jogo de reis que era jogado previamente e consistia em fazer uma cruz no chão lançando uma moeda com o objectivo de ficar o mais próximo possível do centro da cruz. Quem ganhar para banqueiro poderá jogar a cavaca o número de vezes que for combinado e o jogo de reis repete-se para escolher novo banqueiro que poderá ser o mesmo em cada ciclo. Este jogo era joga do por vezes com a cavaca em cima de um banco ou uma pedra grande.
Cá-vai; O mesmo que noitibó, pássaro nocturno
Cavalada; Boleia
Cavalada (chupar uma) – Chupar uma cavalada significa ter a sorte de apanhar uma boleia poupando o esforço de uma grande caminhada
Cavalinho-del-rei; O mesmo que Louva-a-deus.
Caximónia; O mesmo que "caixa". Ex.: Vê lá se queres que te parta a caiximónia.
Cebola de albarrã (sabola d’albarrã); Bolbo existente nos montados. Dizia-se que o seu suco possuia propriedades analgésicas e era utilizado pelos garotos da escola que untavam as mãos para aguentar a dor das reguadas da professora.
Ceifadeira; Ceifeira, máquina de ceifar
Ceifador; Ceifeiro
Cesão; Frescura húmida que dá viçosidade às plantas.
Chamiço (tchamiço); Ramo de lenha
Chanca (tchanca); Pé grande
Chancalhar (tchancalhar); Diz de uma coisa que está solta ou desapertada e anda lassa Ex.: Os sapatos ficam-lhe grandes e anda com eles a chancalhar ou Perdeu um parafuso da bicicleta e anda com o guarda-lamas a chancalhar.
Chanesco (tchanesco); Esta palavra não tem significado definido. Tanto quer dizer parvo como esperto ou os dois em simultâneo. Terá de ser entendida de acordo com o humor de quem a profere ou com a entoação que lhe imprime.Chanesquice (tchanesquice); Acto praticado por um chanesco. Tanto pode ser um feito notável como uma insignificância de acordo com chanesco.
Chanfrado; Doido, irresponsável
Changoto (tchangoto); Pau torto, não aparado, utilizado para intimidar ou bater nas bestas, no sentido de as fazer obedecer ao dono.
Changotada (tchangotada); Pancada com o "changoto".
Chão (tchão); Pequena parcela de terreno, em geral para horta, nas imediações da povoação.
Chapado (tchapado); 1] Ser chapado significa ser fora do vulgar, tenás 2] Estar chapado significa ser alvo de perseguição, estar condenado, sujeito a sofrer consequências por algum acto.
Charca (tcharca); Zona de curso de água onde a corrente é praticamente inexistente ou pequeno lago que serve apenas para o gado beber ou os porcos de montado se enlavajarem.
Charinga (tcharinga); Seringa, borrifador
Charingadela (tcharingadela); Acto ou efeito de "charingar", esguicho.
Charingar (tcharingar); Borrifar, salpicar na sequência de esguichar ou chapinhar.
Charneco (tcharneco); Gaio
Chasquemoso (tchascmoso); Pessoa complicada, implicativa
Chavelho (tchavelho); 1] Chifre pequeno dos bezerros. 2] Coisa de pouco valor.
Chebeto (tchebeto); Bode
Chendro (cendro); Passarinho
Chesinho;Completamente cheio, a transbordar; a abarrotar
Chiba (tchiba); 1] Cabra pequena 2] bossa de corcunda
Chicória (tchecória); Mulher mal afamada
Chiiii; Interjeição de espanto
China (tchina); Grão de areia, pedrinha que poderá atingir aproximadamente o tamanho de um grão de bico. Ex.: Entrou-me uma china no sapato.
Chincadeira (tchincadêra); Buraco no telhado originado por uma telha partida ou deslocada que entrar água da chuva.
Chincar (tchinquer); 1] Picar ou furar, por exemplo um balão ou algo que esteja em pressão Ex.: Ao Joaquim, bateu-lhe um pau na cara, tchincou-lhe logo uma vista. 2] Desarmar um mecanismo que esteja sob tensão Ex.: O rato tchincou a ratoeira, comeu o queijo e "moscou-se".
Chispa (fazer); Dar nas vistas, evidenciar-se. Ex.: Ali anda, rua abaixo, rua acima, a fazer chispa.Chisca (tchisca); Bocadinho, pequena quantidade
Chocas (tchocas); O mesmo que "badalhocas"
Chouriças (tchouriças); Vermelhão nas canelas das mulheres, provocado pelo derrame de vasos sanguíneos, devido ao calor das brasas, por estas se aquecerem muito próximo do lume.
Chuço (tchuço); Homem pouco sociável, que não faz um favor a ninguém.
Chumbo (tchumbo); O mesmo que "figo-chumbo"
Churro (tchurro); Guedelhudo
Chuvisnar (tchuvesner); O mesmo que chuviscar
Cilha; Correia para apertar a albarda das bestas
Clamar; Resmungar; ralhar; reclamar
Côca; Entidade imaginária que se dizia levar as crianças quando não queriam comer a sopa.
Coalhar; 1] Formar gelo, Ex.: A água do tanque coalhou com o frio da noite. 2] Coalho (Ficar de); Diz-se das árvores cujos frutos caem e formam um tapete. Também se diz "ficar de manto".
Cobrão; Doença dermatológica – (Zona?) – Dizia-se que esta doença era provocada pelo contacto da pele com roupa que as mulheres tivessem estendido, à beira dos ribeiros, na relva, por onde tivesse passado uma cobra. Esta doença era extremamente temida porque alastrava muito rapidamente e se desse a volta ao corpo, juntando as duas extremidades, (dizia-se que era quando o cobrão juntava a cabeça com o rabo) poderia provocar a morte.
Curava-se com óleo de trigo que era obtido na forja colocando um ferro em brasa sobre uma mão cheia de cereal, com o qual se untavam as feridas.
Côche (côtche); Interjeição utilizada para espantar os porcos. Em sentido figurado também se utiliza depreciativamente para "empontar" a alguém.
Cochino (cotchino); Porco; pessoa suja.
Coito; Grande propriedade agrícola; latifúndio.
Cola-no-ar; cabeça no ar; Estar ou andar com a cola no ar significa andar distraído; não pensar no que é importante.
Cômaro; Pequena elevação, irregularidade do terreno. Um cômaro tem o nome de linde quando limita as extremas de um terreno.
Comédias; Palhaçadas, espectáculo de saltimbancos
Comezana; Refeição farta. no plural - Comezanas - é uma pessoa que come muito Ex.: Aquele comezanas não deixa nada a ninguém.
Companha; Companhia, companheiro ou companheira
Comparança; Comparação, semelhança, parecença
Conchas (contchas); Ranho seco no nariz. O mesmo que "cacarolas". Havia uma diferença entre conchas e cacarolas. – Os meninos pobres e sujos tinham que limpar as conchas à manga do casaco e os meninos finos, limpavam as cacarolas ao lencinho de mão.
Congra; Andar na congra - Andar de casa em casa; vadiar
Cónho; Interjeição de espanto - "Nem me digas!" Utiliza-se no início de uma frase quando se quer manifestar, estranheza, surpresa … Ex. : Cónho, como é que te deixaste enganar dessa maneira.
Conta-peidos; Queixinhas
Copaneira; Bebedeira, andar na copaneira é andar nos copos de tasca em tasca.
Côrcha (côrtcha); O mesmo que cortiça
Côrcho (côrtchoa); O mesmo que cortiço, colmeia
Corgalhada; Grande "corgalho" ou um conjunto de "corgalhos", conjunto de coisa penduradas.
Corgalho; Atado de coisas, mas utiliza-se mais quando se trata de produtos do fumeiro que depois de secos se atam em corgalhos (grupos)
Corpanzil; Corpo de uma pessoa bem constituída.
Correeiro; Carteiro, mensageiro Ex.: É preciso ir à Idanha levar um recado ao patrão. Aparelha a égua e vê se arranjas aí um "correeiro" para lá ir.Correia; Cinto das calças. Ex.: O Zé usa uma correia feita de baraços.
Correnchas (correntchas); Cavalitas
Corriol; Atacador feito com tiras de sola.
Coruja (cruja); Pessoa que põe muito azeite na comida. Esta palavra faz alusão à coruja das torres, também conhecida por coruja azeiteira, por esta se alimentar do azeite que era colocado nas lamparinas que alumiavam aos santos nas igrejas.
Cóscas; O mesmo que cócegas
Costela; Espécie de ratoeira para apanhar pássaros
Costelado; São as costas em tom depreciativo.
Costil; O mesmo que costela mas sem a tira de madeira que serve de armação
Cotunho (quetunho); Pulso ou tornozelo; pé de porco
Coucho (coutcho); Concha feita de cortiça, aproveitando um nó, e que serve para os pastores beberem água nas fontes ou nos ribeiros.
Cozedela; Cozedura
Cosedela; Dar uns pontos de costura, remendo
Cravela; Cata vento; brinquedo em forma de reco-reco que se comprava na festa da Senhora do Almortão. Era famoso o Zé da Cravelas que as lá vendia.Cresta; "Levar uma cresta": levar uma sova, sofrer uma grande derrota, ficar sem nada.
Crestar (questar); 1] Sovar 2] roubar
Crostos; Leite espesso que se tira, principalmente às cabras e ovelhas quando acabam de parir, para facilitar a primeira mamada das crias.
Crúito; Parte cimeira; cume; cocuruto.
Cu-de-pita; Fazer o "cu de pita" é um teste que se faz, quando se têm as mão geladas, tentando juntar os dos dedos de uma mão, unindo as pontas. Quando se está engadanhado não se consegue fazer o "cu de pita".
Cu-de-galo; o mesmo que "cu-de-pita" Cuder; Pensar, supor, julgar. O mesmo que cuidar.
Culcas; Preocupações, cuidados - Deixar em culcas – deixar preocupado Ex.: Vais-te embora tanto tempo sem avisar e deixas-me aqui em culcas. ("ver enculcar")
Curto de vista; Pessoa que vê mal
Cusme! ou Cusmo!; Interjeição: Perdão!, desculpe! Esta palavra era utilizada pelas crianças nas suas brincadeiras, quando falhavam uma determinada acção, pedindo licença para repetir, utilizando a expressão "Cusme que me enganei".

2 comentários:

joao antunes disse...

Cambos - Espécie de balança em ferro forjado, usada nos fornos e que na extremidade de cada braco pendia um gancho com tres bicos ponteagudos, para se cravar no pão depois de cozido.

joao antunes disse...

cabrada - Rebanho de cabras

Zilek : Immobilier Aurillac
Immobilier
Aurillac